01/02/2011 - trânsito, chuva, surf, raios e vídeo


Sempre que vejo chover no RJ não me aguento, pego a câmera e saio em busca de algum raio. Dessa vez não foi diferente, saí com um guarda-chuva (rosa por sinal, que aparece na pontinha do vídeo quando eu uso a olho de peixe) e me entoquei debaixo dum quiosque na Barra da Tijuca.

Porém, o registro já começou dentro do carro, com o mosaico vermelho do trânsito infernal que nasce do nada quando água cai do céu em qualquer metrópole, e uma tomada também da praia da Barra e uns carros passando, bem cotidiano né? :]

Quem já tentou fotografar raios sabe o quão difícil é a tarefa: chuva, tripé, câmera, cabo disparador e clic, clic, clic, clic ad eternum; pois quando você abre o obturador o raio simplesmente não cai, o que costuma encher seu cartão de memória com as mesmas fotos da mesma paisagem (lixo); quando você finalmente se entrega e começa a arrumar seu equipamento pra ir embora, ocorrem dezenas deles - uma exposição de raios e relâmpagos. É sempre assim, e dessa vez não foi diferente; mas já sabendo que Murphy iria me sacanear dessa maneira, resolvi dar um troco em forma de filme.

“ah é? Vou ficar filmando saporra aqui por HORAS, até o raio cair. Com a fisheye, pra garantir que ele vai entrar no quadro.” - Pensei com meus botões (nossa, que expressão de vovô).

O mais chato de sair pra registrar raios, é que eles obviamente sempre acontecem na chuva, o que limita bastante a sua área de atuação e claro, molha seu equipamento; sou neurótico com esse tipo de coisa (aquela gota que bateu na lente me partiu o coração na hora), então logo que cheguei em casa peguei aquelas flanelinhas de limpeza, álcool isopropílico e limpei o equipamento todo.

Todos, absolutamente todos os sons desse vídeo foram retirados de um site chamado freesound.org, que é um repositório free de sons muito bacana; peguei tudo e mixei no Premiere CS5, adoro fazer isso.

Quer sair pra fazer um vídeo? Entre em contato comigo e vamos registrar nossa vida cotidiana!