Cisne Negro (2010) - Análise fotográfica


De uns tempos pra cá, quando adquiri uma câmera que também filma com qualidade, tenho tido uma outra visão sobre os filmes que assisto. Reparo mais no modo de filmagem, no som, na iluminação, e estudo muito sobre o assunto quando chego em casa. Ontem foi a vez do Cisne Negro (Black Swan) no Cinemark, do diretor Darren Aronofsky (também diretor de Requiem for a Dream - o filme com mais tomadas do mundo). Fique tranquilo, pois não estou aqui para contar história nenhuma, pode continuar lendo sem preocupação com spoilers.

O filme começa com uma cena da bailarina - interpretada por Natalie Portman, Nina - dançando sob uma luz branca lateral vindo da esquerda que preenche de num fundo preto, é incrívelmente bem executado; a câmera filmando os movimentos de perto, nos detalhes, deixa a cena ainda mais bela, é muito interessante. A iluminação do filme é impecável! Há momentos em que fica somente um crepúsculo que passa bem a noção da história.

Há também frequentemente o uso de câmera na mão, confesso que no início fiquei um pouco irritado com a imagem tremida que isso proporciona, mas depois que fui tomado pela história acostumei, porque isso faz parte da trama.

Como trata-se de um filme de dança, o cenário muitas vezes é parecido com uma academia, onde existe aquela barra próxima ao espelho; e quando isso ocorre, é explorada a imagem frontal através do espelho: óbvio que eu fiquei procurando o cinegrafista, mas de jeito nenhum consegue-se ver o câmera (é Hollywood, Rafael…); cheguei a desconfiar de que aquilo não era um espelho, e sim um enorme pano verde (chroma key) onde existia uma câmera filmando por trás pra depois botar a imagem ali.

Como Bokehs e ballet tem tudo a ver, e o diretor explorou isso de uma maneira incrível. Além de ter um enredo maravilhoso, o filme possui uma direção de fotografia excelente. Adorei tudo, desde o enredo até os detalhes da execução!

httpvh://www.youtube.com/watch?v=5jaI1XOB-bs

Para ver as críticas profissionais d’O Globo, clique neste link.