Como adicionar um céu de outra foto


Quem mora no RJ sofre muito disso, os céus daqui são muitas vezes sem sal nenhum (alô Brasília!!). Isso pode ser facilmente resolvido no Photoshop.

Primeiro: fotografe céus, faça seu próprio banco de imagens e deixe separado, assim fica mais fácil na hora de escolher qual céu você irá aplicar!

Segundo: existem muitas maneiras diferentes de fazer isso, então optei por uma que genericamente é mais simples e na maioria das vezes dá certo. O importante lembrar é que não existe fórmula pronta para manipular imagens no Photoshop (e tudo que envolva arte, por sinal). Até pode adiantar você ler esse tutorial ou ver o vídeo abaixo e aplicar como se fosse uma receita de bolo; se funcionar perfeitamente aposto que você deu sorte. O importante é aprender o conceito e o que as ferramentas utilizadas fazem, para assim fazer o trabalho usando as suas idéias. Faça isso com tudo que lê e você será um auto didata de primeira!!

Na linguagem abaixo, falarei de foto original como a imagem que será alterada com o céu novo. Vamos lá!

  1. Primeiro vamos na foto original fazer a seleção de onde o novo céu irá entrar, podemos usar a varinha mágica (lembre de trabalhar com selecão aditiva, para que quando você clique, incremente a seleção), path tool ou qualquer outra ferramenta de seleção

  2. Em seguida, vamos alterar um pouco essa seleção que acabamos de fazer, expandindo ela por 1px e depois “amaciando” usando feather. Para isso vamos em Select > Modify > Expand, colocamos 1 px. Depois em Select > Modify > Feather, colocamos 1 px também. Pronto, já temos nossa seleção do céu feita e fofinha

  3. Agora vamos jogar a imagem do céu para cima da imagem original. Para isso abrimos a imagem do céu, selecionamos tudo (Select > All) e copiamos (Edit > Copy)

  4. Voltamos para a foto original e colamos, MAS colamos de uma maneira diferente, usando o Paste Into (Edit > Paste Into), isso não só irá criar um novo layer com o céu bonitão, mas também irá criar uma máscara baseada naquela seleção que a gente fez. Essa mascara será identificada por um quadradinho preto e branco ao lado do novo layer. Se você pegar o pincel e pintar essa máscara de preto ou branco (que por sinal são as únicas “cores” permitidas quando você está com uma máscara selecionada), irá mostrar ou esconder aquela região do layer. Lembre-se que para mexer na máscara, é preciso que ela esteja selecionada

Mexer com máscaras é só alergia alegria, mas a mais importante delas é não destruir o layer. Você pode verificar isso olhando na miniatura do layer no painel de layers, pois ele está inteiramente lá. Se você _deslinkar _o layer da máscara, selecioná-lo e pegar a ferramenta de mover (V), consegue movimentar o layer por trás e fazer a mágica acontecer. Saber fazer essa manipulação da máscara é importante porque se você não é espírito de porco, provavelmente irá dar um zoom de no mínimo 200% e verificar se sua máscara junto com seu novo céu ficaram bons; e se tiver alguma região que ficou ríspida ou cortada, irá dar o retoque com o respectivo brush em cima da máscara, excluindo ou adicionando a região.

Obviamente, isso pode ser feito com outros elementos os quais você deseja aplicar uma textura, não necessariamente um céu. As vezes você pode querer aplicar uma textura em um muro ou de outra coisa qualquer. O negócio é deixar sua imaginação trabalhar. Achei um vídeo na internet que explica exatamente o procedimento acima de uma maneira bem legal. É em inglês, mas dá pra entender perfeitamente ouvindo no mute.

Em imagens:

+

=