Fine Art com Loretta Lux


Conheci Loretta na quinta edição do Paraty em Foco do ano retrasado (2009) e achei suas imagens muito intrigantes. Conhecida por retratar crianças utilizando uma linguagem repleta de maneirismo, Lux já ganhou diversos prêmios em fotografia, dentre eles, nada menos que o Infinity Award for Art from the International Center of Photography.

Eu acho as imagens lindas, minimalistas e perfeitas. Mas já adianto: pesquisando um pouco mais sobre seu perfil, descobri que Loretta executa suas composições utilizando uma combinação de fotografia, pintura e manipulação digital - o bom e velho Photoshop.

Como dito por Clício em seu blog (clique para ler mais) sobre a presença de Loretta no Paraty em Foco:

Cercada de reservas desde sua chegada, preferiu ficar fora da cidade, isolada; não se deixa fotografar, prefere calar-se, veste-se discretamente. (...) E o momento chegou com um início bizarro e aparentemente enfadonho, já que com um calhamaço de papéis nas mãos e um inglês carregado, Loretta começa a descrever sua infância asséptica e desprovida de diversões em uma Dresden conhecida na Alemanha pré queda do muro como a “cidade dos esquecidos”, por não captar nem o sinal de televisão do lado ocidental. Nos conta como essa criança cinza, triste, teve a sorte de contar com avós pobres mas cultos, que nela despertaram o gosto pelos retratos clássicos, especialmente pela [pintura maneirista](http://pt.wikipedia.org/wiki/Maneirismo) da segunda metade do século XV europeu, o que vai ser fator determinante na estética da artista que viria a ser.

Para ver mais sobre a arte de Loretta Lux, sugiro que vá até o seu site :)