Fotografia animal, por Johnny Duarte


Seja no flickr, google images, picasa, ou no facebook, a busca por belas fotografias é um dos meus passatempos preferidos quando estou na internet. Foi assim que cheguei até o trabalho fotográfico de Johnny.

É com orgulho que venho apresentá-lo para a categoria Inspiração Fotográfica! Com uma visão como eu nunca vi antes, Johnny se destaca por fazer com que os animais que fotografa parecem estar prestes a falar algo. Como de costume, fiz uma entrevista para que você conheça mais um pouco sobre o fotógrafo por trás das fotografias.

Fotografia Cotidiana: Olá Johnny, seja bem vindo ao Inspiração Fotográfica! É um prazer enorme contar com suas fotografias e sua história para contribuir com o conhecimento do blog! A primeira pergunta que eu gostaria de fazer, para que o leitor possa saber melhor sobre você é a seguinte: Qual a sua idade, há quanto tempo você descobriu a fotografia, e há quanto tempo trabalha com ela?

Johnny: Uma honra para mim falar para fotógrafos, tenho 36 anos, meu pai é fotografo… quando criança eu o acompanhava em alguns trabalhos (ele é especializado em equinos). Aos 14 consegui comprar minha primeira SLR semi pro, uma Yashica na época com 2 lentes, suficiente para começar a brincar… Toda grana que entrava virava filme ou revelação… aos 16 anos vendi minha primeira imagem… um still de um acessório de equitação.  Mas segui o fluxo normal das coisas… a fotografia sempre junto… cursei propaganda e virei diretor de arte mas nunca deixei de fotografar… Apaixonado por animais, passei a fotografar cães. Adaptei o que eu já sabia fotografando equinos com meu pai para os dogs, e deu super certo. Em aproximadamente 3 anos eu já havia saído da agencia para me dedicar totalmente a fotografia.

FC: Você fotografa animais dentro e fora do estúdio, mas o que você mais prefere?

Johnny: Cada caso é um caso. as vezes quero “caçar” e vou para as externas… já qdo quero “desenhar” com as sombras, nada melhor que a luz controlada. mas as vezes tb caço dentro do estudio e desenho em algumas externas… vai da inspiração… da foto que surge em minha cabeça antes de ser feita.

FC: Certamente você é bom em qualquer área da fotografia, mas por que a paixão pelas fotografias de animais e não moda, por exemplo?

Johnny: Não me arrisco em dizer que “sou bom em qualquer área”, não ousaria clicar culinária, jóias, ou mesmo fotografia social. Mas reconheço que acho muito mais fácil quando clico pessoas por exemplo. É quase uma “higiene mental”… Penso que devemos gostar do que fazemos… Não entendo de moda… nem mesmo ando na moda… A fotografia de animais é justamente a junção das minhas paixões… e como diria Confúcio: “Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida.”

Olha que imagem especial !!

FC: Qual cena te marcou mais, ou foi mais bacana durante um ensaio fotográfico com animais?

Johnny: Recentemente, em minha palestra no Estúdio Brasil 2010 eu preparei um surpresa para o final: levei uma coruja Suindara e uns camundongos para fazer uma foto e enquanto eu descrevia ao público o tipo de foto que iríamos tentar, a coruja deu um sobrevôo sobre a platéia e pousou em cima da palco e deu um enorme trabalho para ser recuperada… Claro que a foto acabou não rolando…

FC: Depois de animais, qual a sua preferência de assunto fotográfico?

Johnny: Tudo que enfeite minhas fotos… desde uma bela flor até um lindo pôr do sol… meu olhar esta sempre caçando fotografias… adoro clicar crianças, mulheres, formas… enfim… tudo que me renda uma bela imagem me traga prazer.

Não é incrível?

FC: Qual a principal dica que você dá para fotografar esse tipo de assunto (animais)?

Johnny: Intimidade com animal… você precisa saber como eles pensam e como reagem para poder estar pronto na hora do click.

FC: Caso queira expor algo a mais, sinta-se à vontade. É com muita satisfação que lhe recebo aqui no Fotografia Cotidiana! Um abraço amigo!!

Johnny: Única mensagem que deixo aos fotógrafos é que não “matem” seu produto, a fotografia. Nunca deixem que a verdade dentro dela se perca com os retoques digitais… alguns vem perdendo a noção a fazendo de suas fotos meras ilustrações. (no caso de fotos de animais, seu fenótipo está diretamente ligado ao seu valor de mercado, alguns alteram suas linhas para que a foto fique mais atrativa aos olhos do cliente, facilitando assim sua comercialização, mas as fotos neste caso passam a ser ilustrativas).

Gostou? Dá uma olhada nesse site: www.fotoanimal.com.br e veja o portfólio completo de Johnny.