Lucien Clergue: nu artístico como deve ser

Nu artístico. Você já parou pra pensar no real significado destas duas palavras? Já reparou que hoje em dia qualquer fotografia acima do aceitável a qual uma pessoa nua é o assunto, é chamada de nu artístico? Isso acontece porque as pessoas não sabem e nem pesquisam antes de sair falando.

Como falamos de cultura, as opiniões divergem muito; mas cá pra nós, eu já vi neguinho dizendo pessoas dizerem que ensaio da gata da semana da capa do jornal Extra é ensaio de nu artístico. Nada contra o Extra; a propósito eu adoro as chamadas, os teasers que eles colocam na primeira página - teve um sensacional que se chamava “Noite Infeliz” e tratava-se de um caso de assassinato no dia 25 de dezembro, ri horrores. Enfim, voltando…

Por essas e outras, vos apresento Lucien Clergue. Nascido em 1934 e inspirado em Picasso, é um fotógrafo francês que tem a verdadeira concepção da coisa. Olha algumas fotos do cara e entenderás do que eu estou falando:

Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Outros fotógrafos que possuem o estilo verdadeiro de nu artístico (pelo menos no meu conceito) são: Edward Weston, Robert Mapplethorpe, Man Ray e Yenda - caso você conheça algum outro e queira adicionar nessa lista, é só dizer nos comentários que eu coloco a informação aqui. Caso você queira pesquisar mais no Google, sugiro utilizar a palavra fine-art na busca!

Nu artístico é um assunto muito interessante, e nós fotógrafos temos uma certa dificuldade em fazer esse tipo de trabalho, ou até mesmo de praticar; não por culpa nossa, mas porque as pessoas, desconfiam a respeito de como as fotos serão feitas, qual entonação o fotógrafo dará ênfase (um tom mais erótico ou mais artístico) e até mesmo o que será feito com as fotos - caiuna.net.

Por sorte, hoje no Rio de Janeiro temos um professor chamado Rubber Seabra, que manda muito bem nisso tudo e dá workshops maravilhosos de nu artístico a preços incrivelmente acessíveis!

Ah! Por último, mas não menos importante: fugindo um pouco do assunto principal do post, mas já que estamos falando sobre nu artístico ao nosso alcance, lembre-se: caso você posar para um ensaio de nu artístico, conheça BEM seu fotógrafo, não aceite fazer nenhum tipo de trabalho com pé-de-chinelo (se você tem o mínimo de senso crítico, é fácil identificá-los). Ensaios desse tipo não são baratos, justamente por conta desses fatores: disciplina, respeito e profissionalismo.