Paraty em Foco, dia 2

Esse post é ao som de Ju Sandres tocando “Faz parte do meu show, de Cazuza” no violão.

Sempre gostei muito dos álbums de fotografia da vovó, eles são um charme total, existe um chamado Portugal 1974 (mentira, mas se existisse iria ser irado): aquelas fotos amareladas, com os cantos arredondados à tesoura, a assinatura do laboratório de impressão no verso e até mesmo os furinhos nos cantos que revelam o fato de que tais registros já foram reféns dos quadros de cortiça.

Após o café da manhã, o qual me tomou 50 minutos de pura atividade maxilar, tive uma idéia bem legal: meu album de fotos da viagem deste ano vai ser uma parada retrô, que nem os álbuns de vovó; não que os álbuns sejam, mas assim estão hoje. Pretendo editar as melhores fotos e colocar elas com um aspecto de quem foram tiradas em 1978; em seguida vou imprimir, furar as pontas em um quadro de cortiça, como se tivessem em exibição na parede da sala no auge de seu sucesso, e por fim colocar num álbum com cara de velho, ou melhor, pegar um álbum velho de fato e colocar as fotos nele, pois assim consigo o cheiro de velho. O que acham da idéia?  :)

(agora a Ju trocou a música no violão para uma música espanhola)

Bom, chega de chorumelas!! Esse é um blog técnico, então vamos ao que interessa: vou ensinar como mexer no Lightroom para dar o aspecto de foto antiga.

Primeiramente, colocamos o Lightroom no modo Develop e vamos mexer no Basic (estamos supondo que estamos mexendo em uma foto com o White Balance correto, obviamente). E lembre-se de que os parâmetros abaixo não ficam bem em qualquer foto, devendo assim ser feito um ajuste fino depois de tudo!

  1. Coloque o Temp e o Tint em 4549 e -12, respectivamente;
  2. Aumentamos o exposure para +1.57;
  3. Fill Light pra +25;
  4. Blacks vai pra 6;
  5. Brightness +44 e Contrast pra +26;
  6. Vibrance para -78 e Saturation para -29;

Não mexa em nada no Tone Curve e deixe as cores como estão, pois iremos mexer no Split Toning, e esse é o grande macete da Preset, vamos ver agora o que devemos fazer em relação a cor no que diz respeito aos Highlights e Shadows.

Caso a foto fique muito esverdeada ou muito amarelada, procure atenuar a matiz (Hue), colocando cores menos verdes ou amarelas, ou talvez diminuindo o Saturation.

Ok, agora temos uma foto amarelada, falta colocar a borda em volta, faremos isso utilizando o Vignettes, lembrando que as opções mais avançadas de Vignettes foram introduzidas a partir do Lightroom 2.0, ou seja, se você tem a versão anterior a 2 do Lr, provavelmente a interface não será igual à imagem abaixo e você não terá essas opções, inclusive recomendo fortemente o upgrade para a versão 2, já que foram incluídas algumas funcionalidades no que diz respeito a edição de foto, como pincel de ajuste e filtro gratuadivo.

O resultado final sairá algo parecido com uma foto antiga, claro que existem alguns plugins mais poderosos para o Photoshop que simulam deterioração, ou seja, fazem bordas queimadas, marcas de mofo e arranhões nas fotos; esses deixam tudo mais perfeito e mais próximo de um fotograma antigo, mas se você está viajando e não tem muito tempo para ficar brincando com Photoshop, ou precisa montar rapidamente um álbum de fotos “antigas”, ou então não quer ter o trabalho de abrir foto por foto no Photoshop (eu não confio em Actions, hahaha sempre dá merda), use o Lightroom, pois a aplicação de preset em cada foto é tão simples quanto clicar um botão no mouse!

No próximo post falarei sobre Light Painting, que consiste basicamente em fazer uma longa exposição no escuro e fotografar o rastro de uma luz propositalmente posicionada afim de fazer desenhos! Ontem fizemos uma seção de Light Painting aqui em Paraty, lá no cais, foi muito legal!