Qual a diferença entre DoF e Bokeh?


Bokeh clássico! Vidro molhado em foco e luzes de trânsito, ou da cidade em desfoque, causando um Bokeh violento (guardar essa linguagem, pois usarei abaixo)

Bokeh é o DoF de bolinha, gente, é difícil de entender isso?

O objetivo desse post é somente explicar a diferença entre o DoF e o Bokeh. Eu já fiz um post explicando o que é DoF, e posteriormente farei outro explicando esmiuçadamente como fazer Bokehs, portanto se você já sabe a diferença entre eles e pretende se aprofundar mais um pouco em cada assunto, sugiro que leia os posts em separado (nota mental: lembrar de colocar o link pro Bokeh aqui quando o post estiver pronto).

Depois desse post você vai saber claramente diferenciar um Bokeh de um simples DoF. O negócio é o seguinte: em ambos os casos você tem um assunto (lembrando que em termos fotográficos, assunto é o “objeto” fotografado) em foco, e o resto em desfoque; é esse desfoque que analisaremos para saber a diferença. Bokeh é um assunto que sempre gera muita polêmica porque uns acham que a bola desfocada do fundo não está grande suficiente para classificar-se como Bokeh, outros já acham que o mínimo desfoque gerando uma pequena bolinha já é um Bokeh. Nas fotos abaixo, eu vou deixar minha opinião sobre a foto: se é um Bokeh ou um DoF. Posso classificar que Bokeh é um estilo de DoF; em outras palavras, todo Bokeh é um DoF, mas a recíproca não é verdadeira.

Quando você usa um diafragma muito aberto pra focar um assunto, o fundo fica em desfoque (duh, isso é DoF), a diferença é que o Bokeh torna as formas puntiformes de luz (forma de ponto luminoso, tipo pisca-pisca de natal) em um formato de bola, isso acontece porque o diafragma da sua lente é um furo (que tende a ser) redondo, então a forma puntiforme de luz pega o formato redondo do seu diafragma e “passa” pro sensor, que registra o desfoque. Veja um exemplo abaixo (as fotos não são minhas):

Isso tudo é física, mais precisamente ótica (aquilo que você odiava no ensino médio). Ah! Lentes boas para fazer Bokeh são lentes que possuam o diafragma bem aberto e lentes que não sejam tele. Por isso a 50mm f/1.8 (também chamada de cinqüentinha) faz uns bokehs excepcionais! Para que as bolinhas fiquem em um tamanho maiorzinho, elas devem estar a uma distância razoável do assunto e é bom que o diafragma esteja sempre na abertura máxima!

Bônus profissional: isso não é obrigatório, e vai além do conceito; mas bons bokehs geralmente possuem cores agradáveis em seu fundo, pois como a bolinha do desfoque possui um caráter “fofo”, é legal que se use cores em tons pastel para fazê-las. Como falei no início do parágrafo, não é regra, mas visualmente fica mais agradável (foi isso que eu quis dizer com “bokeh violento” na legenda da primeira foto deste post.

Mais fotos para você ver se é DoF ou Bokeh:

_Note que nem sempre a bolinha desfocada fica redonda, isso é porque ela pega o formato do diafragma, que no caso não estava na abertura máxima (redondo total) - a lente usada na foto deve ter sido uma f/1.2 na abertura de f/1.8 ou 1.4 ($) _

Bokeh é acima de tudo, uma linguagem, lembra o que falei sobre objetos “fofos” e cores em tom pastel? Observe que quando se aplica isso, o resultado fica mais Bokeh do que nunca!

Composições brincando com o fundo são muito bem vindas no mundo do Bokeh, nesse caso dá pra ver claramente que foi usado um pisca-pisca de natal, pois nota-se os fios verdes ao redor das bolas, experimente!

Clássico, tá esperando o que pra pegar a xícara da sua avó e fazer um também?

Isso não é um Bokeh, tá vendo? É um DoF!

Isso também é DoF, o fundo tá desfocado mas não tem os sinais dos pontos luminosos formando agradáveis bolinhas, sacou?

No próximo post postarei o segredo do shaped box, que é o que acontece quando você coloca uma espécie de segundo diafragma na sua lente (veja bem: “uma espécie de segundo diafragma”, pois não tem nada a ver com diafragma) na cinquentinha f/1.8! Espero que tenham gostado do post, qualquer dúvida pode ser postada nos comentários, fiz um outro post com mais exemplos de Bokeh tenha uma boa semana!