Reprodução de fotografias famosas com peças de Lego, por Mike Stimpson


Conheci seu trabalho através do Flickr, o que me levou até seu site e não me custou muito a perceber que Mark possui um talento espetacular para a fotografia, retratar em peças de lego fotografias famosas.

Na hora que vi, pense em imediatamente postar aqui no blog para compartilhar com vocês. Então como de costume entrei em contato com ele pedindo autorização pra publicar suas imagens, mas fui além disso: perguntei se poderia fazer uma inspiração fotográfica a seu respeito - para quem não sabe, Inspiração Fotográfica é uma categoria do blog onde eu escrevo um pouco mais sobre as pessoas que estão por trás de bons trabalhos fotográficos!

A resposta positiva me fez bolar algumas perguntas que foram prontamente respondidas. Acho muito mais legal a idéia de ir até a pessoa e ter uma conversa com ela, do que simplesmente pegar seu trabalho e publicar aqui. Quem me dera ter tempo para fazer isso com todos os fotógrafos ao qual eu mostro as fotos.

Na entrevista com Mike, descobri que por trás do inglês de 36 anos que vive em West Midlands, há uma figura extrovertida e muito de bem com a vida. Vou transcrever a entrevista aqui para vocês.

Fotografia Cotidiana: Olá Mike, boa tarde. Qual o seu hobby favorito?

Mike Stimpson: Boa tarde! O que eu mais gosto de fazer como hobby é fotografia. Estou sempre pensando em fotografias, onde quer que eu esteja.

FC: Quando você começou a fotografar peças de Lego dessa maneira?

MS: Eu comecei a fotografar Lego recentemente, assim que eu consegui uma câmera apropriada, coisa de 2007 pra cá. O conjunto de Lego do Star Wars fez-me interessar novamente por Lego, e eu achei que eles seriam perfeitos para fotografar. A partir disso, minhas fotografias melhoraram consideravelmente!

FC: Qual a câmera e as lentes que você mais gosta de utilizar para esse tipo de trabalho?

MS: Eu uso uma Nikon D200 com as seguintes lentes: 35mm, 60mm ou 105mm macro, essa última é a minha favorita, eu simplesmente adoro o que ela me entrega.

FC: O que o Lego representa para você?

MS: A maioria do meu trabalho é feita com os bonecos do Lego, eles representam pra mim o mesmo que tijolos representam para pessoas. Uma tela pronta para pintar, criar. E com esses bonecos, existem pequenos desafios diferentes, é difícil fazer com que os bonecos passem emoção, uma vez que eles não possuem expressão, por exemplo. Eu normalmente trabalho com o lego padrão, aquele que tem a boca que ri, ou os Stormtroopers, que por simplesmente não terem expressão nenhuma, adicionam mais desafio ainda.

FC: Eu vejo que algumas fotografias suas representam grandes fotografias tiradas na história, como a Afghan Girl da National Geographic e outras, como essa idéia surgiu?

MS: As primeiras fotografias que eu tirei vieram puramente de uma mistura dos meus hobbies: que são Lego e a história da fotografia. Eu curtia não só tirar as fotografias, mas também procurar por fotografias clássicas e as histórias por trás delas, procurar saber por coisas que geralmente as pessoas não saberiam. Hoje em dia eu curto o fato de trazer para as pessoas esse conhecimento dessas fotografias clássicas, através das minhas próprias re-criações de Lego; espero com anseio que mais pessoas fiquem interessadas pelo trabalho destes fotógrafos famosos que fizeram essas imagens que o mundo conhece.

FC: Qual a sua paródia de Lego favorita?

MS: A minha foto favorita de uma re-criação minha é uma foto do Henri Cartier-Bresson, chamada “Behind the Gare Saint Lazare”. A original é uma das minhas fotos favoritas; e eu perdi um bom tempo até que conseguisse representá-la da maneira correta. Inclusive essa foi uma das mais difíceis de fazer o cenário e a composição, o bonequinho não parava de rodar na linha de algodão que eu pren__di para mantê-lo suspenso, e muitas partes do cenário saíram boiando por causa da água utilizada!

FC: Qual foto você gostaria de fazer uma paródia em breve?

MS: Eu não tenho certeza ainda sobre qual será a próxima. Estou meio que ficando sem fotos. “Dorothea Lange’s Migrant Mother” está na minha lista por um bom tempo, mas retrato é sempre difícil, porque é difícil replicar expressões de pessoas quando você tem somente um rosto amarelo sorridente para trabalhar!

FC: Obrigado pela entrevista, Mike, tenho certeza que os leitores do Fotografia Cotidiana irão curtir e saber um pouco mais sobre a pessoa por trás deste maravilhoso trabalho. Parabéns!_

Muito bom né? Você pode ir até o portfolio de Mike clicando neste link, ou ir até seu flickr; caso você seja do tipo que curta ver o making of das coisas (eu adoro!), veja o flickr que ele criou só com fotos de making of!  Agora chega de texto e vamos ver o porquê do cara ser tão bom, dá uma olhada nisso:

A diferença entre o trabalho dele exposto neste blog ou em outros lugares da interent, é que aqui não colocarei a fotografia original tirada por um grande fotógrafo reconhecida mundialmente, pois suponho que você, por ler o Fotografia Cotidiana regularmente, é um leitor que já predispõe desse conhecimento, entretanto caso queira ver um post anterior que eu fiz contendo as imagens mais famosas do mundo, clique aqui.

Tô brincando, você não tem obrigação nenhuma de conhecer foto nenhuma. Vou mostrar abaixo a imagem do Stimpson, como ela foi feita, e a original, divirta-se!

Afghan Girl

Afghan Girl

Afghan Girl Setup

President Winston Churchill

Churchill Portrait

Karsh Churchill Setup

Behind the Gare Saint-Lazare

Behind the Gare Saint-Lazare

Behind the Gare Saint-Lazare-Setup

V.J. Day Times Square

V.J. Day Times Square

VJDayKissSetup

Tianasquare

Tiananmen Square

TiananmenSquare_Setup

Bed-in

Bed-InBed-In Setup

Twickenham Street

Twickenham Streaker Twickenham Streaker Setup

Hand of God

Hand Of God

Hand Of God Setup

D-Day Landings

D-Day Landings 1

D-Day Landings Setup

Powerhouse

Powerhouse

Powerhouse Setup

Ufa! O maior post do blog acaba de ficar pronto! Espero que tenham gostado (tá explicado o porquê de eu ficar 2 dias sem postar?)