Antenas do ALMA, no Chile


Uma das coisas que eu mais gostei de fotografar no Chile foram as enormes antenas do projeto ALMA, o mais novo observatório em construção do planeta, que pretende ficar 100% operacional no final de 2012.

A cerca de 2900m de altura fica o que eles chamam de Operations Support Facility (OSF), local onde ficam as antenas em construção, armazém, equipe de desenvolvimento, e todo suporte operacional necessário - por sinal foi lá onde registrei as fotos deste post, não tive coragem de subir no Llano de Chajnantor Observatory, também conhecido como_ site_, que é a 5.104m acima do nível do mar. Pois chegar nessa altura logo no primeiro dia de viagem é meio problemático porque seriamente eu poderia ter um piripaque; a 2.900m já foi difícil, imagina 5.100. É melhor voltar vivo, e com fotos.

Porque esses números extremos? Simples, porque lá é onde tem o céu mais limpo do mundo, onde consegue-se observar mais estrelas sob o ponto de vista de toda crosta terrestre, e porque o Chile é um país muito legal.

Como são as formas de acesso a este lugar? Nada trivial.