Como eu fiz a foto que foi publicada no blog do Mílton Jung


Olá amigos, sei que estou sumido, mas voltarei em breve com novos posts! =)

Acabei de receber um mail confirmando para que eu visse em seu blog a publicação de um post com uma foto minha. Jornalista, âncora do programa CBN São Paulo e autor dos livros “Conte Sua História de São Paulo” e “Jornalismo de Rádio, Mílton Jung é um profissional dos melhores, são poucos os que extendem essa integração com a população e fazem jornalismo de verdade. Parabéns Mílton! Clique aqui para ver o post no blog do Mílton.

Meu trabalho publicado no blog

Como isso é um blog sobre fotografia, por que não falar sobre a foto? Clique aqui para vê-la no Flickr! Vou explicar o que eu fiz para chegar nesse resultado. E antecipo logo o segredo: essa foto foi tirada com uma lente sigma fisheye 8mm (exatamente esta da foto abaixo), são objetivas que abrangem um ângulo de 180 graus, e por isso, é um pouco mais difícil fazer a fotometria correta, pois como “cabe” muita coisa dentro da foto, todo tipo de luz é captado, desde a luz entrando em uma janela aberta até a sombra que o armário colado na parede deixa. Então para fotografias externas, é recomendado o uso do HDR, eu prometo que vou explicar sobre isso mais a frente, mas a grosso modo, consiste em bater 3 fotos com o assunto idêntico, cada uma com uma exposição (uma mais escura, outra normal e outra mais clara), e utilizar softwares como o Photomatix, o próprio Photoshop ou outros para mesclar as 3 e obter a fotometria ideal de cada disparo, (esses softwares são realmente fantásicos e fazem um bom trabalho), tornando-os em uma única foto com a fotometria perfeita, e assim o fiz, bati 3 fotos normais, feias, depois joguei no Photomatix e ficou essa maravilha! Não quero falar muito sobre HDR agora porque é um assunto muito legal e se eu começar a escrever sobre vou acabar perdendo o foco do post, que é falar sobre a publicação e a foto!

Mas e o céu? O céu atingiu essa cor com a ajuda de um software de uma tal de Adobe chamado Photoshop, não sei se vocês conhecem (meu senso de humor me anima na madrugada tendo que trabalhar no dia seguinte de manhã, sabe?).

Enfim, eu gosto de usar a olho de peixe para mostrar ambientes, fotos de arquitetura e para fazer coisas just for fun, pois deixa a cara das pessoas com uma distorção divertidíssima! =D

Image Lente que utilizei para fazer a foto do palácio do planalto, sigma fisheye ex-dg 8mm f/3.5_