Enquadramento - Regra dos Terços


Um simples enquadramento bem feito pode salvar uma foto! E nesse post eu darei dicas de como enquadrar legal sem ajuda da polícia, utilizando a regra dos terços (nossa, alguém entendeu a piadinha da polícia? Que coisa mais sem tosca, hahaha).

Enfim, a regra dos terços é simples, não peça para explicar o porque do resultado sai melhor, simplesmente faça e você verá a diferença, acredite, ela envolve uma coisa chamada proporção áurea, mas isso é papo para outro post - vou tentar definir uma relação entre os dois fatores).

Em suma: Regra dos Terços é uma técnica utilizada para se obter melhores resultados. Para utilizá-la deve-se dividir a fotografia em 9 quadros, traçando 2 linhas horizontais e duas verticais imaginárias, e posicionando nos pontos de cruzamento o assunto que se deseja destacar para se obter uma foto equilibrada, geralmente em retratos são os olhos das pessoas. Os olhos também são o local onde você deve focar para obter uma profundidade de campo legal quando utiliza diafragmas mais abertos (não há uma opinião unânime sobre onde focar, mas empiricamente os melhores resultados são quando se foca nos olhos).

Entendeu a regra dos terços? Vê a imagem abaixo que fica mais fácil! Repare que o centro da árvore está no nó inferior direito, e a linha do horizonte está alinhada também, você consegue resultados mais homogêneos.

Depois de ler esse post, faça os testes. Tire uma foto de uma pessoa e enquadre-a no centro da foto, depois faça um crop, ou tire outra foto colocando a região entre os olhos da pessoa no ponto superior direito ou esquerdo da foto (isso fnciona muito bem para enquadramentos verticais). Aliás, eu adoro enquadramentos verticais e a maioria das minhas fotos recebem esse tipo de enquadramento!

Outra dica legal quando for fazer um retrato, é dar uma pequena entortada no ângulo, junte os dois e você terá uma outra visão sobre a foto, experimente.

Lembre-se sempre disso quando for fotografar: coloque o assunto principal da foto em um dos nós.

Olha o exemplo, acima temos uma foto em que o enquadramento não obedece a regra dos terços, e também não tem rotação: o que você percebe? “Tá a foto até que ficou legal, mas é só mais uma foto”.

Agora note a diferença sutil: é a mesma foto, porém com o enquadramento obedecendo a regra dos terços e um pouco de rotação. Note que os olhos da modelo estão no nó superior esquerdo da foto. A foto fica mais equilibrada e harmônica.

Existem outros tipos de enquadramento também, irei abordá-los nos próximos posts, uma sugestão para você saber quando eu posto algo no blog, é assinar o feed do meu blog, desta forma você saberá sempre quando eu posto. A informação vai atrás de você, e não você atrás dela (gostou da frase de impacto?)