Livro "Memórias das Nuvens, o Rio visto de cima"


Outro dia estava sintonizado na rádio CBN, no RJ e ouvi uma chamada para o lançamento do livro de fotografia do repórter aéreo CBN Genilson Araújo. Achei a proposta interessantíssima e comprei o livro, não me arrependi. Em muitos anos de carreira como repórter aéreo informando o trânsito e outras coisas mais para os cidadãos do Rio de Janeiro, Genilson fez várias fotos que foram tiradas , sob um ponto de vista digamos, um pouco incomum: do céu :)

O livro é simplesmente excelente; do início ao fim, começando por sua capa, estendendo-se por suas 127 páginas de lindas imagens da cidade maravilhosa.

No início de carreira, Genilson Araújo queria ser repórter fotográfico. Acabou no rádio, mas a câmera não foi descartada. Está sempre com ele nos voos de helicóptero que faz para cobrir o trânsito turbulento do Rio de Janeiro. Sua missão é destrinchar as vias de menor movimento para que o ouvinte possa chegar ao seu destino sem tantos atropelos. São quinze mil horas no ar em vinte anos de profissão. “Já perdi óculos, celular, dinheiro, jornais – objetos que saíram ‘voando’ em função do vento forte –, e fui até confundido com Papai Noel”, brinca na abertura de seu livro Memórias das nuvens – o Rio visto de cima. Como a paixão pela fotografia se manteve intacta, Genilson achou que poderia, para além de prestar serviço aos cariocas, registrar cenas de impacto que via do alto. Pôs-se a trabalhar, então. No primeiro capítulo do livro, com texto assinado por Carlos Heitor, as nuvens mais parecem pinturas e, num jogo de esconde-revela, deixam entrever os cartões-postais da cidade, como o Cristo Redentor, despido, naquela altura, de sua grandeza tão característica. Como as praias, paradisíacas, são o destaque do Rio, Genilson clica Copacabana e Ipanema, mas não esquece a sinuosa Vermelha com o Pão de Açúcar a acompanhá-la. O mar parece calmo demais para os surfistas que aguardam boas ondas no Recreio dos Bandeirantes, ao mesmo tempo em que a água na lagoa da Tijuca se rebela contra a invasão de algas e forma um redemoinho, impressionantemente idêntico ao olho de um furacão.

O livro não é muito fácil de encontrar, procurei na Saraiva e no Submarino e não encontrei com trivialidade; a dica é: na Livraria da Travessa tem, inclusive pelo site custa mais barato do que na loja física. É o presente perfeito para você dar para alguém que gosta de fotografia!

As fotos são realmente muito lindas, recomendo. Parabéns Genilson!