O que é o Canon ECF?


Muito têm-se falado a respeito das novas tecnologias que irão aparecer nas novas câmeras. Entrada pra dois cartões, GPS, 1080p, etc, mas dentre tantas quinquilharias, a que eu mais quero ver funcionando é o ECF. Um assunto quase não explorado e que é difícil achar informações sobre.

ECF é uma sigla para eye-control focus, que pode ser traduzido para algo como foco de controle ocular; que neste post tratarei como “eye-control”. É uma tecnologia única da Canon que permite que a câmera rastreie o que você está olhando através do viewfinder, para que então possa fazer o foco naquele local.

O funcionamento dá-se através de uma série minúsculos leds infravermelhos que emitem energia inofensiva à pupila do olho conforme olha-se no viewfinder. Tais sensores de luz gravam o reflexo que seu olho faz, e através de um algoritmo calculam de forma fuzzy o ponto onde você está olhando. Parte do software da câmera examina estes dados e decide qual ponto de foco está mais próximo (daquele grid tradicional que temos hoje em dia - ver figura ao lado) e seleciona. Se a câmera estiver em AI servo, o foco é ajustado constantemente de maneira automática usando os mesmos algoritmos.

ECF é uma tecnologia muito complexa que envolve muitos fatores diferentes, e como se ainda precisasse dizer: funciona muito bem para algumas pessoas e para outras não. Cada câmera equipada com ECF deve ser calibrada para cada usuário, mas mesmo após tal calibração não há garantia de que o ECF irá efetivamente funcionar para a pessoa. A confiabilidade da nova tecnlologia depende também da velocidade do olho de quem está usando. As primeiras câmeras com ECF, EOS A2E/5, mostraram-se lentas na hora da escolha do ponto de foco correto. A EOS 3 e a Elan 7E/EOS 30/7, que possuem processadores mais rápidos, foram um pouco mais bem sucedidas nos testes e responderam mais rapidamente.

A Canon afirma que essa nova tecnologia de ECF ainda é bem embrionária, e por isso não arrisca colocar em seus produtos recém lançados, pelo (óbvio) fato de querer que eles funcionem em 100% das vezes. Então a tecnologia, por incrível que pareça, está disponível em câmeras analógicas da marca.

Algumas pessoas que utilizam o ECF afirmam ser uma funcionalidade muito útil, e as vezes até mágica (olhar para uma coisa e ela ir para o foco!). Outros acham que é uma engenhoca fútil que não possui funcionalidade alguma e não vai vingar nunca.

Algumas imagens ilustrativas sobre a tecnologia ECF.

Alguns links para estudo da tecnologia

E você, o que acha disso tudo?