O que é o catálogo do Lightroom, e pra que ele serve?


O que é o catálogo, e quais informações ele guarda?

O catálogo do Lightroom é um arquivo muito especial, que guarda muita coisa, é com esse arquivo que Lightroom sabe a localização dos arquivos no seu HD e se lembra de informações sobre eles. É como um banco de dados que contém um registro de suas fotos. Este registro é armazenado no catálogo e contém basicamente os seguintes dados:

  1. Pré-visualizações (previews) de suas fotos;

  2. Os links que indicam onde as fotos estão localizadas no seu computador (caminho para os arquivos);

  3. Os metadados que descrevem as fotos, que podem ser palavras-chave que você adicionou na importação, estrelinhas que você deu para as fotos na hora de fazer o ranqueamento, etc;

  4. Instruções de edição, registradas no módulo de Revelação (Develop)

Calma, esse post é um pouco extenso, mas vale a pena sua leitura. Enfim, tudo que você faz nas fotos são guardadas neste catálogo, e não nelas mesmas. O Lightroom NUNCA mexe em seus arquivos originais, eles NUNCA são alterados, em hipótese alguma, é por isso que se você for explorar os arquivos sem ser pelo Lightroom, você verá as fotos cruas e não tratadas, não se desespere se isso acontecer, se desespere somente se o seu arquivo de catálogo do Lightroom sumir, ou corromper. Pois é lá que está todo o trabalho que você fez dent**ro do Lightroom.

Por quê isso é implementado dessa forma?

Tudo isso permite que o Lightroom lhe dê flexibilidade no gerenciamento, identificação e organização das suas fotos. POR EXEMPLO, se você estiver fotografando em algum local externo, você pode importar as fotos no Lightroom do seu laptop, e posteriormente, MOVER (isso significa COPIAR e REMOVER [nesta ordem]) os arquivos originais para um dvd ou HD externo, e continuar a organizar e gerenciar suas fotos sem a preocupação de encher disco rígido do seu laptop com todas as suas fotos originais. Você pode então transferir este catálogo para o seu computador desktop, preservando as alterações feitas e manter controle de onde as fotos são armazenadas.

Sim, o Lightroom consegue trabalhar com suas fotos ocupando um pequeno espaço em disco, sem tê-las armazenadas no computador; fantástico, não? Mas espere, como ele consegue fazer isso?

Simples, as informações que você quer ficam armazenadas no Catálogo! :)

Porém, existem algumas observações, pode parecer complicado, mas não é. O Lightroom basicamente só vai ACESSAR (acessar não é alterar) estes arquivos em três situações, são elas:

  1. Para saber se os arquivos estão lá - caso não esteja, ele coloca um pequeno ponto de interrogação nas miniaturas;

  2. Quando você precisa fazer um zoom na foto - embora exista uma opção na hora da importação para que ele já faça um preview de 1:1, não necessitando consultar os arquivos originais na hora de um zoom - isso melhora desempenho na edição porque ele não precisa processar o zoom 1:1 na hora que você solicitar, mas demora mais pra fazer a importação porque ele precisa gerar todos esses zooms 1:1 na hora de fazê-la;

  3. Na hora de exportar, que é quando o Lightroom pega as fotos + as modificações feitas e gera os novos arquivos com a sua edição aplicada.

Na vida real, pra que isso serve?

Por exemplo, sábado agora eu e uma equipe fotografamos um casamento, com duas 5d mark II, o arquivo RAW de cada foto é ENORME e cada uma tem mais ou menos 30MB; resultado: nessa brincadeira, tiramos 50GB de foto. CINQUENTA GIGA. E agora?! Como iremos lidar com esse HIPOPÓTAMO GIGANTE?

O que eu pretendo fazer é o seguinte:

  1. Copiar todas as fotos para um HD externo;

  2. Criar um catálogo no meu computador só pra isso, e fazer a importação das fotos para este catálogo, sem movê-las de lugar, ou seja, deixando-as no HD externo;

  3. Fazer a edição tranquilamente, note que em todas as etapas da edição das fotos, o Lightroom quase não meterá a mão nos arquivos originais, portanto eu não preciso me preocupar com o que ele vai fazer com as fotos que estão no HD externo, elas ficarão lá são e salvas.