O que NÃO fazer em foto de turista

Fotógrafo geralmente é assim. Na última hora do último dia de passeio, lembra que não tirou nenhuma foto de turista, essas que tem um assunto legal atrás e você na frente; eu particularmente acho legal, mas de fato nunca sobra tempo!

Então, se você não está com seu tripé na hora, não há outra saída exceto emprestar a câmera para alguém. Começa então a seleção de quem vai fazer a tarefa. Do grupo de turistas o qual você se encontra, pseudo-testes já começam a serem feitos na sua cabeça afim de descobrir o campeão que irá tirar a foto. A primeira coisa que lhe vem à cabeça é: JAPONESES! Se tem duas coisas de que japonês tem fama no mundo, são elas: malucos e fotógrafos. Não tem erro!

Achei!! Tinha uma menina meio japonesa com uma câmera IGUAL à minha na mão, margem de erro zero!! Isso me deixou tão confiante que perguntei se podia tirar uma foto, seguido de um sinal positivo, dei a câmera para ela imediatamente. Mas vocês repararam que eu disse que ela era MEIO japonesa? Foi aí que começou meu erro: não existe uma pessoa MEIO japonesa. É fato que o resultado ia ser MEIA boca, porque japonês original não erra!

Nos abraçamos, sorrimos, e click. Vou lá pegar a câmera de volta e agradecer pelo favor. Nada contra a menina, adorei a disposição dela, foi super fofinha e tal. Mas porra, olha a cagada que ela fez:

Aí quebra a firma, amiga. Vamos à lista:

  1. Regra dos terços pra que? Nos posicionou quase no meio da imagem!

  2. Por pouco não corta a mão de Maysa. Fique atento para os pontos de corte, nunca podem ser abaixo do joelho ou cotovelo, ou dará a impressão de que a pessoa é aleijada. Cortar dedinhos também não é legal…

  3. Muito céu e pouca informação, evite isso. Se o céu estiver bonito, ok. Caso contrário dê preferência ao assunto principal

  4. Exposição, a foto ficou escura.

Resultado, tive que tratar no Lightroom para que não perdesse o registro, visto que essa era uma das únicas fotos de turista da viagem! Aproveitei pra passar pra PB também, pois a coisa estava tão russa que quando joguei brilho/exposure/fill light, ficou granulado pra cacete, enfim, caos completo. Acabou que perdi informações da paisagem linda no fundo para conseguir recuperar a visibilidade dos rostos. Preste atenção na regra dos terços que eu fiz no crop…