Paraty em Foco, dia 4


Esse post me dá nauseas. Vou escrever sobre um macete que aprendi para fazer fotos de mar e barcos.

Alugamos um barco e saímos, nada melhor que isso para fotografar e relaxar, estou sentindo o balançar do barco na minha cabeça até agora, sério, não recomendo ficar fotografando enquanto o barco está balançando. Hoje fiz praticamente só isso, saímos de manhã e ficamos fotografando lugares bonitos de Paraty, e por fim ainda ganhamos um bônus: o “barquinho” Paratii 2, de Amyr Klink, que custou mais de 50 milhões de dólares e viajou pela Antarctica (vide última foto do post).

Então, hoje aprendi uma dica valiosa quando você faz fotos de mar/barcos/veleiros: faça a fotometria sempre no ponto mais brilhante, trave a exposição, refaça o foco onde você deseja e faça a foto, tudo isso no modo Av para não se enrolar. Se tiver tirando foto de um veleiro, fotometre na vela sempre. Calma, vou explicar melhor:

Em primeiro lugar devemos colocar o metering mode no modo Spot, para que a medição da luz seja feita pelo ponto exatamente onde você quer: no centro do quadro, assim você consigue obter o resultado com mais precisão (eu já escrevi sobre metering mode, clique aqui para ver o post, vale a pena). Por conta da luz do Sol bater no mar, rola muito reflexo, e nesse caso é melhor pegar os detalhes claros do que os escuros, nem que os ajustes de Shadows sejam feitos depois: então para que nossa foto não saia estourada no branco, devemos mirar sempre no ponto mais claro do reflexo, nas câmeras da Canon existe um botão que trava o tempo de exposição, se chama AE Lock (auto-exposure lock) e geralmente é indicado por um ***** (vide foto abaixo com seta vermelha), devemos usar esse botão para que o tempo de exposição não se altere. Funciona da seguinte maneira, você foca no centro na luz mais branca que ofusca tudo, aperta esse botão e faz sua foto normalmente, a câmera vai calcular a fotometria baseada naquele primeiro ponto que você “calibrou” quando apertou.