Preto, Branco, Contraluz e ajustes


Hoje venho com uma fotografia nada cotidiana, tirada no Jockey Club RJ.

Tirei essa foto de dentro da coxeira, onde ela estava na porta e do lado de fora havia muita claridade, formando-se assim o contraluz, clique aqui para ver a foto original.

Na edição para preto e branco, tomei cuidado com alguns ajustes, e dentre eles os mais importantes foram:

  1. O pequeno ponto branco que havia no olho da modelo (ver foto original) saltou no p&b, ficando Modelo with lasers, peguei o pincel preto e pintei os poucos pixels imediatamente, sem dó;

  2. Logo abaixo do nariz dela, havia um foco de luz quase especular que também saltou quando convertido no p&b, removi com a ferramenta Carimbo (Clone Stamp Tool), pois a claridade estava roubando a atenção da silhueta do perfil do rosto;

  3. E o truque principal: dupliquei o layer, coloquei em blending mode Screen pra ficar mais clarinho, apliquei uma máscara invertida pra mostrar só onde eu pintasse e pintei com um brush suave nas costas, cabelo e braço; para que ficasse com um pouco mais de luz no local.

Fiz outras coisas também. Mas o mais importante é ajustar as claridades e os blacks, para que elas não roubem a cena e os olhos do observador não se desviem por pequenas desatenções, como pixels estourados (zonas especulares) ou regiões muito escuras (zonas de blacks).