Vik Muniz


Para quem não sabe, Vik Muniz é o cara um dos principais artistas plásticos brasileiros e anda fazendo um baita sucesso lá fora. Morando em Nova Iorque já há um certo tempo, Vik vem ultimamente fazendo um trabalho interessantíssimo com algo que infelizmente é extremamente cotidiano: o lixo.

É a partir do lixo que Vik Muniz monta sua obra e depois a fotografa, criando belíssimas imagens utilizando algo que não teria mais uso. Aliás, quem viu a última novela das nove da Rege Globo (antigamente era novela das oito, mas já virou das nove) sabe que a abertura foi feita por ele usando o lixo.

O mais interessante é que o trabalho do artista está sendo cada vez mais reconhecido. O documentário “Lixo Extraordinário”, que mostra o trabalho social que Vik realiza com catadores no lixão de Gramacho (um dos maiores, senão o maior, lixão do Estado do Rio) vai concorrer ao Oscar de melhor documentário.

Além do lixo, Vik Muniz já realizou obras envolvendo outros itens inusitados como açúcar, chocolate e até poeira! A Veja de São Paulo produziu uma entrevista muito interessante com o artista no Mercado Municipal. É rapidinho, vale o clique:

Quem quiser conhecer mais sobre o artista, visite o site dele. É bem bacana.